28
Set 08



No Jornal Universitário de Coimbra "A Cabra"

 

“Jornalismo: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação” foi o tema do primeiro seminário de Jornalismo organizado sexta-feira, 26, pela Universidade do Minho e que juntou profissionais, académicos e estudantes da área

O evento organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho contou com a presença de jornalistas conceituados do panorama português, como António Granado (Público), Adelino Gomes (actual provedor de opinião da RDP), Pedro Leal (RR), David Pontes (Lusa) entre outros, das mais diversas áreas de actuação.

Durante todo o dia o jornalismo esteve em debate, na tentativa de se perceberem realmente quais as necessidades e as mudanças emergentes do jornalismo em Portugal.

Jane Singer, professora e investigadora americana apresentou algumas das conclusões dos seus estudos relacionados com a prática jornalística e afirmou que “o problema de hoje no jornalismo não é jornalístico mas económico”.

A ética e a deontologia tomaram destaque na sessão da tarde, com os comentários de Adelino Gomes ao documentário sobre a situação do jornalismo na década de 90.

O uso das novas ferramentas e o incremento cada vez mais necessário dos suportes audiovisuais foram as soluções discutidas para as mudanças actuais na profissão.

historiado por vanessaquiterio às 12:11

Vanessa Quitério
pesquisar
 
blogs SAPO