27
Mai 08



Entrevista a Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, sobre o facto da Biblioteca Geral disponibilizar algumas das suas obras via internet



Qual a razão que levou a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a disponibilizar algumas das suas obras online?
Os fundos de livro antigo da nossa Universidade são riquíssimos: integram centenas de milhar de volumes, alguns muito preciosos e muito raros. A Universidade quer dar a conhecer esses fundos através da Biblioteca Digital, que no final do ano deve ter mais de 4000 obras, provenientes de várias bibliotecas universitárias. Não é só a Biblioteca Geral, mas também a Biblioteca do Direito, das Letras e do Botânico, nas Ciências e Tecnologia. A divulgação dos conteúdos integrais pressupõe, claro, que não há direitos de autor. Por esse processo asseguramos a preservação dos originais. Estamos a seguir o moderno caminho das grandes bibliotecas espalhadas pelo mundo.


Como se pode aceder a essas obras?

Para as que já estão disponíveis basta clicar: http://web.bg.uc.pt/Bibliotecadigital/ ou http://bibdigital.fd.uc.pt/


Como tem sido a adesão por parte da comunidade estudantil da UC à consulta online de documentos?

Os jovens são muito receptivos a usar a Internet. Esperemos que usem cada vez mais as bibliotecas digitais disponíveis na rede. A adesão tem sido francamente boa. O Presidente da AAC, por exemplo, manifestou-se muito interessado nestes novas possibilidades das bibliotecas, havendo a intenção de melhorar cada vez mais os serviços prestados aos estudantes.


Que balanço faz desta iniciativa? De que forma a biblioteca online pode ajudar na pesquisa de informação por parte de estudantes e não estudantes?

O balanço é positivo e vai ser maior ainda quando alargarmos a iniciativa. Essa acção permitirá pôr à disposição dos estudiosos e do público em geral conteúdos que de outro modo teriam um acesso difícil ou mesmo impossível. Tornam a biblioteca antiga acessível em qualquer lugar.

Relativamente à criação do Arquivo on-line da UC, que vai estar disponível a partir de Junho, de que maneira pensa que este novo arquivo on-line pode vir a complementar o projecto desenvolvido pela Biblioteca Geral?

O acervo documental do Arquivo on-line da Universidade é de natureza distinta dos fundos antigos da Biblioteca Geral e das restantes Bibliotecas da UC, que virão a ser disponibilizados na Biblioteca Digital da UC. Deste modo, são duas fontes de informação distintas que, nalguns casos, se poderão complementar.

 

 

Coloca a hipótese de as duas bases de dados/consulta on-line virem a interagir futuramente?
Haverá todo o interesse em integrar o acesso à informação das duas bases de dados. A Universidade está a trabalhar de forma integrada na questão das bibliotecas, por meio do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade (SIBUC), sendo muito bom o diálogo com o Arquivo.



Alguns links úteis:

Página pessoal de Carlos Fiolhais:
http://nautilus.fis.uc.pt/~cfiolhais
Blog "A Natureza das Coisas": http://dererummundi.blogspot.com/

 
 
historiado por vanessaquiterio às 07:22

Vanessa Quitério
pesquisar