08
Dez 09

Por achar um tema interessante, atrevo-me a replicar um dos últimos posts do Blogue "O Cachimbo de Magritte", com texto da autoria de Paulo Marcelo.


Já pensaram na questão demográfica que nos assola?

Ficam algumas ideias sobre o assunto, uns links... e um pequeno vídeo...


"Nestes dias em que tanto se fala, e ainda bem, do aquecimento global a propósito da cimeira de Copenhaga, convém recordar um outro fenómeno global não menos preocupante: o progressivo declínio demográfico, sobretudo das sociedades ocidentais. Há cada vez menos crianças, em muitos casos, nem sequer as suficientes para a renovação de gerações.
Esta tendência terá consequências sociais e económicas desastrosas a médio prazo. Segundo Philip Longman (autor do livro The Empty Cradle: How Falling Birthrates Threaten World Prosperity):“The ongoing global decline in human birthrates is the single most powerful force affecting the fate of nations and the future of society in the 21st. century.”
Convém lembrar que não há memória histórica de períodos de prosperidade económica com quebras de população. Bem sei que não é politicamente correcto, nem está na moda falar disto, mas aqui pelo Cachimbo gostamos de ser contra corrente. Para ver o filme Demographic Winter ou saber mais sobre este tema ver aqui."

 

historiado por vanessaquiterio às 22:10
tags:

Vanessa Quitério
pesquisar